segunda-feira, 13 de julho de 2009

Resposta para Anna Gabriela - Tempo verbal

Pergunta:
Oi Gabriela! Meu nome é Anna Gabriela e sou aluna do curso p/ MJ no Alub do Venâncio. Acesso bastante o site www.soportugues.com.br e hoje quando fui revisar a matéria de ontem encontrei a seguinte frase: "Ele estudou as lições ontem à noite" como exemplo de Pretérito Imperfeito. Está certo? Na frase, indica que ele concluiu a ação de estudar, mas Pretérito Imperfeito é exatamente o contrário,não é? Uma ação que não foi concluída.Por favor, me responda assim que puder.Obrigada!=]

Resposta:
Oi Anna, você está certa, na frase "Ele estudou..." tem-se pretérito perfeito. O pretérito imperfeito para o verbo estudar é "Ele estudava..."

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Questão sobre crase do concurso do Ministério da Integração

Item: A expressão nominal “D. Fortunata” é empregada, no texto, sem artigo. Por essa razão, caso a palavra em negrito em “deu joias à mulher” (R.26) fosse substituída por “D. Fortunata”, o acento grave sobre o a que sucede “joias” não deveria ser empregado.
O item ficou correto e muito fácil, não é! Pois antes do pronome de tratamento informal "Dona" pode-se ou não colocar artigo. Como se fosse assim: A Dona Fortunata é empregada ou Dona Fortuna é empregada, percebeu que na primeira frase tem artigo antes de "Dona" e na segunda não tem, e não há mudança nenhuma no sentido da frase.
Então, no item acima, foi informado que no texto não foi empregado artigo antes de "D. Fortunata".
Na frase "deu joias à mulher" tem crase porque alguém deu joias a alguém e esse alguém é a mulher, houve fusão da preposição a, que o verbo deu está pedindo, com o artigo a que tem antes de mulher. Já com "D. Fortunata", não tem artigo para fundir com a preposição a que o verbo deu pede, por isso não deve ter crase em "deu joias a D. Fortunata", uma vez que não tem artigo antes de D. Fortunata, como foi informado no texto.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Resposta para a questão sobre verbo

"Oi Gabriela.....gostaria de saber se a frase abaixo está correta e como ela ficaria se o verbo permitir fosse empregado na segunda pessoa do singular...
Carmem sempre permita que tua mente esteja disponível para adquirir o aprendizado e o conhecimento.

Resposta: A frase não está correta, porque o verbo está conjugado em 3º pessoa do singular do modo imperativo (permita), e o pronome está em 2ª pessoa do singular (tua). E no discurso se começarmos em 3ª pessoa, devemos continuar em 3ª pessoa.

Para ficar correto em 2ª pessoa do singular deveria estar assim: Carmem, sempre permite que tua mente...

Explicação: A conjugação do verbo no imperativo afirmativo funciona da seguinte forma:
Não tem conjugação no imperativo para a 1ª pessoa do singular.
Depois, a 2ª pessoa, tanto do singular quanto do plural, no imperativo, é igual a conjugação da 2ª pessoa no modo indicativo sem o "s". E as outras pessoas do discurso serão iguais a conjugação do verbo no subjuntivo, por exemplo:

Indicativo
Eu amo
Tu amas -----no imperativo fica Ama (tu)
Vós amais - --- Amai (vós)

Subjuntivo
Que eu ame
Que tu ames
Que ele ame --------------No imperativo fica Ame(você)
Que nós amemos --------- Amemos (nós)

Mais alguma dúvida?