quarta-feira, 27 de março de 2013

Dissertação "responsa"


A Unicamp (Universidade de Campinas), em São Paulo, selecionou algumas das melhores redações feitas por candidatos em um dos seus processos seletivos.

Para quem quer praticar, nada melhor do que saber o que essas  "feras" escreveram.

Depois é só ler bastante e escrever sobre temas de seu interesse para medir o desempenho.

Veja o exemplo de uma dissertação:


Cultura e sociedade  
     A importância da água tem sido notória ao longo da história da humanidade, possibilitando desde a fixação do homem à terra, às margens de rios e lagos, até o desenvolvimento de grandes civilizações, através do aproveitamento do grande potencial deste bem da natureza. A sociedade moderna, no entanto, tem se destacado pelo uso irracional dos recursos hídricos, celebrando o desperdício desbaratado de água potável, a poluição dos reservatórios naturais e a radical intervenção nos Ecossistemas aquáticos, de forma a arriscar não só o equilíbrio biológico do planeta, mas a própria natureza humana.  
     O progresso traz consigo uma cultura baseada no "utilitarismo", no pragmatismo e na lucratividade, expondo interesses comerciais e industriais acima dos interesses coletivos, da defesa do meio ambiente e da sobrevivência das populações. O envenenamento de mananciais por substâncias tóxicas, o fenômeno da chuva ácida e os constantes derramamentos de petróleo em meio aos oceanos, infelizmente, ilustram tal situação. Não obstante, a Engenharia Moderna, remonta melhorias na qualidade de vida urbana, através da instalação de redes de esgoto, drenagem de água e obtenção de energia, viável por meio da utilização de Usinas Hidrelétricas, predominantes, em especial, no Brasil.  
     Vivemos, assim, um paradoxo criado pela incoerente ação do homem, predador e vítima dos efeitos de sua própria predação, destruidor dos recursos hídricos, e maior beneficiado pela abundância em água no planeta: a atividade pesqueira e os transportes marítimo e fluvial, possíveis graças à disponibilidade natural, importantíssimos ao desenvolvimento socioeconômico das nações, sofre com a intervenção, tantas vezes maléfica, do homem, que ora deposita dejetos industriais, ora promove assoreamentos.   
     Tomando por base os parâmetros da conjuntura atual, investimentos na preservação dos Ecossistemas tornam-se imprescindíveis. Ademais, a formação de uma contra-cultura baseada na utilização consciente da natureza, e, em especial, da água em suas diversas formas de armazenamento caracteriza-se como crucial, a fim de salva-guardar as gerações futuras de um eventual colapso no sistema de distribuição e utilização da água. Evitaremos, dessa forma, a monopolização de um bem inerente à todos, contribuindo, acima de tudo, para a perpetuação da espécie humana.    

sexta-feira, 15 de março de 2013

Tema da redação do vestibular da UnB 2013 ESCS

Bom,

Então, para quem está a fim de praticar um pouco de produção de texto. Entrem neste link: http://www.cespe.unb.br/vestibular/VEST_ESCS_12/arquivos/VEST_ESC_001_01.pdf
e façam a dissertação da página 18. Um tema bom para se desenvolver:

      "Saúde e bem-estar: uma relação de causa e consequência?"

E daí, posso corrigir...

Abraços