Vamos praticar!
Essa questão caiu na prova do Ministério da Fazenda, elaborada pela Esaf. Aconteceu no último domingo (24/05/2009)
Resolvam.
Se quiserem colocar comentários.
Depois eu explico.
26- Em relação ao texto assinale a opção correta.
A OAB nacional está pedindo ao Supremo Tribunal Federal uma súmula vinculante que discipline o uso do segredo de Justiça, prerrogativa que tem sido utilizadapor juízes nem sempre em defesa do interesse público, mas, em alguns casos, na proteção a suspeitos de falcatruas. A legislação brasileira diz que o instrumento só pode ser decretado em dois casos excepcionais previstos: um, quando há risco de exposição pública de questões privadas do investigado ou réu, como relacionamentos amorosos e doenças; e, outro, quando o processo contém documentos sigilosos,
como extratos bancários ou escutas telefônicas. Mas, na prática, tem sido diferente: por motivos nem sempre claros, especialmente em processos que envolvem autoridades, alguns juízes privam a sociedade de saber a verdade. Os atos públicos, em especial os que envolvem procedimentos judiciais, têm como regra básica a transparência, a publicidade sem restrições e
o acesso dos cidadãos. O contrário – ou seja, o sigilo – é sempre a exceção.
(Zero Hora, 27/2/2009)
a) O emprego do subjuntivo em “discipline”(ℓ.1) justifica-se por se tratar de uma informação categórica, de uma afirmação indiscutível.
b) A palavra “falcatruas”(ℓ.3) está sendo empregada com o sentido de ações honestas e confere ao texto um traço de formalidade.
c) A forma verbal “têm”(ℓ.10) está no plural porque concorda com “Os atos públicos”(ℓ.9).
d) O sinal de dois-pontos após “previstos”(ℓ.4) justifica-se por marcar a introdução de um diálogo.
e) A expressão “o instrumento”(ℓ.4) retoma o antecedente “defesa do interesse público”(ℓ.2 e 3).
PS: E esse texto foi muito bom, não é mesmo, mostrando mais uma vez que quem manda no Brasil é quem tem muito dinheiro, infelizmente!!! E a impunidade continua, até quando???