Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de 2012

Colocação pronominal

Questão da banca IADES adaptada - Técnico Jurídico Item - Na frase " Não se trata de dizer que as crianças pensam como os antigos...", o deslocamento do pronome se  para imediatamente após a forma verbal trata  não prejudicaria a correção gramatical do texto. Errado, pois palavras negativas são fatores de atração para o pronome oblíquo átono, é um caso de próclise obrigatória, ou seja, o pronome se  só pode ficar antes do verbo trata , perto da palavra Não.

Novo Acordo Ortográfico

E, um bom final de semana....

Flor do Lácio

Um pouco sobre a Sintaxe

A parte que eu mais gosto do curso de Letras que fiz é a Sintaxe. Sintaxe é a parte da gramática que se dedica ao estudo das relações que as palavras estabelecem entre si quando se organizam em orações. Também estuda a relação que as orações estabelecem entre si quando se organizam em períodos. A Sintaxe procura detectar a maneira de as partes da linguagem se estruturarem para formar os enunciados comunicativos. Primeiramente estuda-se a sintaxe do período simples e a do período composto. Posteriormente entra-se em contato com a concordância e a regência, duas partes da Sintaxe extremamente ricas em nuanças estilísticas. Estuda-se também a pontuação e o fenômeno da crase que deixam de ser fatos isolados, passando a integrar-se ao sistema da língua.

Sujeito Acusativo

Se compararmos as duas frases Mandei que ele saísse... Mandei-o sair Verificamos que o objeto direto exigido pela forma verbal mandei , é expresso: a) na primeira, pela oração que ele saísse ; b) na segunda, pelo pronome seguido do infinitivo o sair . E verificamos, também, que o pronome o  está paro o infinitivo sair  como o pronome ele  para a forma finita saísse , da qual é sujeito. Logo, na frase acima o pronome o  desempenha a função de sujeito do verbo sair. Construções semelhantes admitem os pronomes me, te, nos, vos ( e o reflexivo se ). Exemplos: Deixe-me falar Mandam-te entrar Fez-no sentar. Esses pronomes são chamados de sujeitos acusativos, ou também sujeitos de infinitivo.

Função Poética

Bom-dia, meus caros, Depois de quatro meses sem postar nada, gostaria de postar uma poesia do grande Vinícius de Moraes. Meu aniversário está chegando, dia 22, e por isso resolvi restabelecer contato com meu blog, sem muito conteúdo prático, mas com muita poesia, que afinal de contas não podemos viver sem ela. O verbo no infinito Ser criado, gerar-se, transformar O amor em carne e a carne em amor; nascer Respirar, e chorar, e adormecer E se nutrir para poder chorar Para poder nutrir-se; e despertar Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir E começar a amar e então sorrir E então sorrir para poder chorar. E crescer, e saber, e ser, e haver E perder, e sofrer, e ter horror De ser e amar, e se sentir maldito E esquecer de tudo ao vir um novo amor E viver esse amor até morrer E ir conjugar o verbo no infinito...   Mas claro que podemos aproveitar a oportunidade e lembrar que um linguísta reconhecido, Roman Jakobson, estudou as funções da lingu...

Objetos de avaliação do PAS - 1ª, 2ª e 3ª etapa - 2012

Olá, queridos alunos, seguem os objetos de avaliação do Pas para as três etapas. Além dos livros que vocês têm  de ler tem conteúdos de filosofia, música, etc: http://www.cespe.unb.br/pas/guiapas2010/Matriz_Avaliac_1a_etapa_2009.pdf http://www.cespe.unb.br/pas/Matriz_Avaliac_2a_etapa_2009%20vers%E3o%20correta.pdf?inpopup=true&id=3899 http://www.cespe.unb.br/pas/Matriz_Avaliac_3a_etapa_2009-2011.pdf