Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de 2014

Bom fim de semana (sem hífen)

Não se usa o hífen em compostos que apresentam elementos de ligação. Exemplos: pé de moleque, pé de vento, pai de todos, dia a dia, fim de semana, cor de vinho, ponto e vírgula, camisa de força, cara de pau, olho de sogra. Incluem-se nesse caso os compostos de base oracional. Exemplos: maria vai com as outras, leva e traz, diz que diz que, deus me livre, deus nos acuda, cor de burro quando foge, bicho de sete cabeças, faz de conta. * Exceções: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao deus-dará, à queima-roupa.

Bom dia ou Bom-dia?

O Aurélio registra:  Bom-dia Substantivo masculino: saudação que se dirige a alguém na primeira metade do dia, na parte da manhã; bons-dias. Ex.: Deu-me um bom-dia afetuoso. *Mas quando você vai desejar que a pessoa tenha um dia bom, não se usa o hífen: “Ricardo disse: - Bom dia! Bom feriado a todos!” *Quando há um determinante (artigo, pronome, numeral, adjetivo), a expressão passa a ser encarada como substantivo e então se utiliza o hífen: “Ele é mal-educado, pois nunca me disse um bom-dia, um boa-tarde ou um boa-noite!” *Conclusão: A saudação matinal não é registrada com hífen. Ex.: Bom dia, querida!!! Mas quando você for mencionar a saudação, falar dela, utiliza-se o hífen.  Ex.: Ele deu um bom-dia ao garoto.

Onde, Aonde e Donde

Onde Onde é empregado em situações estáticas (verbos de quietação) Ex.: Onde você está? Aonde Aonde  é empregado em situações dinâmicas (com verbos de movimento) Ex.: Aonde vamos? Donde Donde  pode indicar procedência, causa ou conclusão. Ex.: Donde vens? E donde esse mau humor? Ele passou muito bem no vestibular, donde se conclui que deve ter estudado bastante.