quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Fado

Fado: Canção popular portuguesa, de caráter triste e fatalista, linha melódica simples, ao som da guitarra ou do acordeão... (dicionário Aurélio)

Sabiam que Aurélio Buarque de Holanda - autor do Novo Dicionário da Língua Portuguesa - era primo de Sérgio Buarque de Holanda - importante historiador e jornalista brasileiro -, que é pai de Chico Buarque de Holanda - músico, dramaturgo e escritor brasileiro -, segundo o livro "Buarque, uma família brasileira" de Bartolomeu Buarque de Holanda.


Então, ouçamos o grande Chico... Fado Tropical




domingo, 20 de janeiro de 2013

O Novo Acordo Ortográfico só entra em vigor em 2016...

Teremos mais tempo para nos adaptar às novas regras do Novo Acordo Ortográfico.
Vejam estas reportagens:

http://sites.correioweb.com.br/app/noticia/encontro/encontroindica/2013/01/07/interna_encontro_indica,256/acordo-ortografico-entra-em-vigor-so-em-2016.shtml

http://oglobo.globo.com/educacao/acordo-ortografico-so-entrara-em-vigor-em-2016-7150751

Por enquanto ainda são aceitas as duas formas: as regras antes do Acordo e as novas.

Achei bom...

Academia Brasileira de Letras - ABL.

Olá pessoal,

   Desculpem eu estar tão desnaturada com este blog aqui, mas é porque quando vem chegando o verão parece que eu me desligo da língua portuguesa, apesar de sempre estar atenta, no dia a dia, às nuanças da linguagem. Eu nem viajei ainda não. Depois que as férias chegaram, eu fiquei foi só de bobeira mesmo, estou de atestado, sabe, mas ainda deu para dar umas voltas no lago, na Ermida, para refrescar o corpo e a mente, olhar as lindas paisagens que Brasília oferece, andar de caiaque,  fazer umas faxininhas em casa, no tanto de papéis que tenho no meu escritório, na minha biblioteca...
   Acompanhei o pessoal que fez a prova para professor temporário, e a prova foi fácil, isso é bom para quem realmente estuda, pois saber um item mais complicado faz a diferença. Neste post ainda não vou comentar sobre os itens não, mas depois comento.
  Bom, aqui vou dar um dica boa para quem tem dúvidas de como se escreve uma palavra e não tem um bom dicionário em casa, e que fica com dúvida se o google deu o resultado certo, como é o caso da palavra muçarela, que no google tem explicações que com ss está certo, mas não está, é com ç. Então, a dica é a seguinte, o site da Academia Brasileira de Letras disponibiliza o sistema de busca do VOLP, Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, que contém 381.000 verbetes, as respectivas classificações gramaticais e outras informações conforme descrito no Acordo Ortográfico. Basta você colocar a palavra e consultar, se não tiver resultado é porque não é daquele jeito, daí você tenta de outra forma, por exemplo, quando eu fui escrever a palavra "nuança" no começo deste post eu queria confirmar se era assim mesmo com "ça" ou se era "ce" então coloquei lá e confirmei. Dúvidas todos temos, não se sinta mal por isso, pode ter certeza que até os mais "cabeções" têm dúvidas de como se escrevem certas palavras, mas o segredo para o seu vocabulário ficar cada vez mais rico é consultar os dicionários, gramáticas, guias ortográficos, etc.

                                           http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23    (este já é o atalho do VOLP)

   Então é isso, queridos, vou ali dar uma volta na feira que tem perto da casa da minha vó... (comer pastel e tomar caldo de cana, hummmmm).

Abraços e um Feliz 2013 para todos, desejo muito sucesso nas jornadas de estudo e trabalho,

Gabriela Pimenta