O adjunto adverbial é um elemento que denota circunstância de lugar, tempo, modo...
Uma das funções da vírgula é para isolar o adunto adverbial antecipado ou intercalado. Porém dispensa-se a vírgula quando ele é de pouca monta, ou seja, de pequeno corpo (um advérbio, por exemplo).
E esse tipo de questão de vírgula cai bastante nas provas de língua portuguesa de concurso e vestibular, por exemplo:
Texto de prova do Cespe
"O levantamento concluído pelo Instituto Médico Legal (IML) aponta, após a implantação da Lei de Embriaguez ao Volante, uma redução de 63% nas mortes ocasionadas por acidente de trânsito em São Paulo."
1) O emprego de vírgulas após as palavras "aponta" e "Volante" indica que o adjunto adverbial de tempo está deslocado na oração.
A resposta é "Certo", o adjunto adverbial de tempo está deslocado, esse é o motivo das vírgulas. Para ele não estar deslocado ele deveria vir no fim da oração. E esse adjunto adverbial é longo, por isso as vírgulas são obrigatórias.
25 comentários:
Oi,
“No presente, a mente, o corpo, é diferente”, o termo destacado é adjunto adverbial de modo antecipado. certo ou errado?
Excelente Blog. Encontrei por acaso na internet e já adicionei nos meus favoritos. Obrigado.
Alexandre
Errado. E a frase também tem um erro de pontuação. "No presente" é adjunto adverbial de lugar deslocado. E não deveria ter a vírgula após corpo, pois não se separa sujeito e predicado com vírgula.
(Só vi o comentário 4 anos depois, hehehe)
Obrigada, Alexandre...
Professora,
Há alguma bibliografia que defina que um dado adjunto adverbial tem "pequeno corpo"? Uma palavra, duas, três...?
Evanildo Bechara
Correto
Errado
SEGZO
Postar um comentário