Pular para o conteúdo principal

o, a, os, as como pronome demonstrativo

Bom dia!!!

Os pronomes demonstrativos mais comuns são: este, esse, aquele e derivados.
Mas as palavras o, a, os, as também podem ter a função de pronome demonstrativo, quando tem o sentido de aquele(s), aquela(s), aquilo:
Não sei o que fiz = Não sei aquilo que fiz.
Uma vez caiu em uma prova a seguinte frase: Na vida existem os que choram e os que vendem lenços. Hoje estou entre os que vendem lenços.
E a pergunta era se havia três pronomes demonstrativos e o item estava Certo, pois é a mesma coisa que:
= Na vida existem aqueles que choram e aqueles que vendem lenços. Hoje estou entre aqueles que vendem lenços.

Bons estudos!!!

Comentários

anonimo disse…
obrigada me ajudou gabriela pimenta
Anônimo disse…
um breve post, mas muito bem explicado. me ajudou muito :)
Anônimo disse…
... me encanta de forma partucular é o fato de que ele estava ...

Nesta oração, o "o" pode ser substituido por "aquele", e mesmo assim trata-se de um artigo definido, como diferenciá-los?
Gabriela Pimenta disse…
Quando falamos que é considerado quando pode ser substituído por "aquele", vale lembrar que é uma dica para facilitar, mas tem que se atentar que o "o, a, os, as" são pronomes demonstrativos quando tem a função de demosntrar, como no exemplo que dei " Não sei o que fiz". Já no exemplo que você colocou, o "o" serve mesmo para definir o substantivo "fato". Percebe que o "o, a, os, as" como pronome demonstrativo nos meus exemplos estão antes de um pronome relativo "que", e o que você colocou está antes de um substantivo. O artigo serve para definir ou indefinir um substantivo. Não confunda...
Anônimo disse…
VALEU GRABRIELA
Anônimo disse…
Olá, esse post é um pouco antigo, mas espero que você possa me responder. Foi o único que achei a respeito disso, então, acontece que estou tendo dificuldade para responder uma questão sobre isso.
Assinale a opção em que se encontra o vocábulo
O, OS, A ou AS como pronome demonstrativo:
a) encontra-se a província chamada de “picotas”
b) pode-se dizer [...] que o conquistador estava
irremediavelmente preso
c) o que fascinou a imaginação do espanhol foram
as chamadas Amazonas
d) as supostas Amazonas foram conhecidas no dia
24 de junho de 1542
e) sem identificar a população da referida província

Então, eu já tenho o gabarito que é a alternativa C, mas me foi pedido a justificativa de cada um deles. Aí mora o problema, eu não estou conseguindo dizer o motivo da outras estarem erradas e nem ao meno o motivo da certa ser a certa.
Unknown disse…
Ao meu ver, a letra "o" da alternativa "C" pode ser substituída: "Aquilo que fascinou...".

Já nas demais, não se pode substituir, pois tratam-se de artigos e não de pronomes.

Postagens mais visitadas deste blog

O uso da Vírgula para isolar adjunto adverbial

O adjunto adverbial é um elemento que denota circunstância de lugar, tempo, modo... Uma das funções da vírgula é para isolar o adunto adverbial antecipado ou intercalado. Porém dispensa-se a vírgula quando ele é de pouca monta, ou seja, de pequeno corpo (um advérbio, por exemplo). E esse tipo de questão de vírgula cai bastante nas provas de língua portuguesa de concurso e vestibular, por exemplo: Texto de prova do Cespe "O levantamento concluído pelo Instituto Médico Legal (IML) aponta , após a implantação da Lei de Embriaguez ao Volante, uma redução de 63% nas mortes ocasionadas por acidente de trânsito em São Paulo." 1) O emprego de vírgulas após as palavras "aponta" e "Volante" indica que o adjunto adverbial de tempo está deslocado na oração. A resposta é "Certo", o adjunto adverbial de tempo está deslocado, esse é o motivo das vírgulas. Para ele não estar deslocado ele deveria vir no fim da oração. E esse adjunto adverbial é longo, por isso ...

Pontuação no período simples

Este é um dos conteúdos mais importantes para se estudar em Língua Portuguesa, na minha opinião: Pontuação no período simples 1.       1.   Vírgula – marca uma pausa de pequena duração. Emprega-se não só para separar elementos de uma oração, mas também orações de um só período. *Não se pode por vírgula entre o sujeito e o verbo nem entre o verbo e seu complemento. *Utiliza-se a vírgula: 1.1. para separar termos de mesma função sintática, assindéticos (palavras ou orações justapostas, coordenadas): A riqueza, a saúde, o prazer são coisas transitórias. Os passantes chegam, olham, perguntam e prosseguem. 1.2. Aposto (equivalêcia com valor substantivo) : Frei Betto, ex-assessor de Lula , chegou de Cuba ontem. *também se pode usar travessões ou parênteses em expressões de caráter explicativo. *E, no caso do aposto, ainda se pode utilizar os dois pontos: Há necessidade de reforma judiciária: a mais importante das reformas. *No caso de aposto e...