terça-feira, 18 de maio de 2010

Parágrafo - tópico frasal


Em geral, o parágrado-padrão, aquele de estrutura mais comum e mais eficaz - o que justifica ser ensinando aos principiantes -, consta, sobretudo na dissertação e na descrição, de duas e, ocasionalmente, de três partes: a introdução, representada na maioria dos casos por um ou dois períodos curtos iniciais, em que se expressa de maneira sumária e sucinta a ideia-núcleo (tópico frasal); o desenvolvimento, isto é, a explanação mesma dessa ideia-núcleo; e a conclusão, mais rara, mormente nos parágrafos pouco extensos ou naqueles em que a ideia central não apresenta mais complexidade.

Constituído habitualmente por um ou dois períodos curtos iniciais, o tópico frasal encerra de modo geral e conciso a ideia-núcleo do parágrafo. O tópico frasal garante de antemão a objetividade, a coerência e a unidade do parágrafo, definindo-lhe o propósito e evitando digressões impertinentes. Por exemplo:


Estilo é a expressão literária de ideias ou sentimentos. Resulta de um conjunto de dotes externos ou internos, que se fundem num todo harmônico e se manifestam por modalidades de expressão a que se dá o nome de figuras.


Este exemplo acima, mostra um tópico frasal caracterizado pela definição, é um método preferentemente didático, uma definição denotativa ou científica.


(Informações retiradas do livro Comunicação em Prosa Moderna - Othon Garcia)


Nenhum comentário: