quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Sabe o que significa pujança, ostensivo, latente?

Durante uma janela de uma aula para outra vi essa questão de um vestibular da UnB, muito boa, sobre vocabulário. A melhor forma de acertar esse tipo de questão é, durante os estudos, ler muito, pesquisar, consultar o nosso amigo dicionário. Dá uma olhada:

Pátria do pensador, terra do cantador. Um dos pressupostos ostensivos ou latentes da literatura latino-americana foi esta contaminação, geralmente eufórica, entra a terra e a pátria, considerando-se que a grandeza da segunda seria uma espécie de desdobramento natural da pujança atribuída à primeira. As nossas literaturas se nutriram das "promessas divinas da esperança" - para citar um verso famoso do Romantismo brasileiro. (Antonio Cândido)

Questão 1: A palavra pujança está sendo empregada com o mesmo sentido que tem na frase: A pujançado povo brasileiro vem de sua natureza miscigenada, que lhe confere disposição e coragem diante de desafios.

Questão 2: A substituição de "ostensivos ou latentes" por explícitos ou implícitos prejudica a correção gramatical e a coerência do período.

Resposta: Questão 1 Certo - significa "grandeza, força, vigor"
Questão 2 - Errado - não prejudica nem a correção gramatical nem a coerência do período.

2 comentários:

Camila Pimenta disse...

Muito bom, gostei !
sinceramente, eu não conhecia nenhuma dessas palavras.

muito obrigada <3'
vou passar a vir sempre aqui!
.. seguindo você !

Gabriela Pimenta disse...

Outra pimentinha por aqui, seja bem-vinda!!!