domingo, 20 de janeiro de 2013

Academia Brasileira de Letras - ABL.

Olá pessoal,

   Desculpem eu estar tão desnaturada com este blog aqui, mas é porque quando vem chegando o verão parece que eu me desligo da língua portuguesa, apesar de sempre estar atenta, no dia a dia, às nuanças da linguagem. Eu nem viajei ainda não. Depois que as férias chegaram, eu fiquei foi só de bobeira mesmo, estou de atestado, sabe, mas ainda deu para dar umas voltas no lago, na Ermida, para refrescar o corpo e a mente, olhar as lindas paisagens que Brasília oferece, andar de caiaque,  fazer umas faxininhas em casa, no tanto de papéis que tenho no meu escritório, na minha biblioteca...
   Acompanhei o pessoal que fez a prova para professor temporário, e a prova foi fácil, isso é bom para quem realmente estuda, pois saber um item mais complicado faz a diferença. Neste post ainda não vou comentar sobre os itens não, mas depois comento.
  Bom, aqui vou dar um dica boa para quem tem dúvidas de como se escreve uma palavra e não tem um bom dicionário em casa, e que fica com dúvida se o google deu o resultado certo, como é o caso da palavra muçarela, que no google tem explicações que com ss está certo, mas não está, é com ç. Então, a dica é a seguinte, o site da Academia Brasileira de Letras disponibiliza o sistema de busca do VOLP, Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, que contém 381.000 verbetes, as respectivas classificações gramaticais e outras informações conforme descrito no Acordo Ortográfico. Basta você colocar a palavra e consultar, se não tiver resultado é porque não é daquele jeito, daí você tenta de outra forma, por exemplo, quando eu fui escrever a palavra "nuança" no começo deste post eu queria confirmar se era assim mesmo com "ça" ou se era "ce" então coloquei lá e confirmei. Dúvidas todos temos, não se sinta mal por isso, pode ter certeza que até os mais "cabeções" têm dúvidas de como se escrevem certas palavras, mas o segredo para o seu vocabulário ficar cada vez mais rico é consultar os dicionários, gramáticas, guias ortográficos, etc.

                                           http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23    (este já é o atalho do VOLP)

   Então é isso, queridos, vou ali dar uma volta na feira que tem perto da casa da minha vó... (comer pastel e tomar caldo de cana, hummmmm).

Abraços e um Feliz 2013 para todos, desejo muito sucesso nas jornadas de estudo e trabalho,

Gabriela Pimenta

3 comentários:

Jorge Ramiro disse...

Acho muito interessante a existencia de uma academia de letras para o Brasil. Porque a língua do Brasil é diferente da linguagem do Português. Então você não tem que chamar mais Português ao nosso idioma. Eu não sou um especialista, eu trabalho em ums hotéis em sp. Mas eu acho que é uma maneira de defender a nossa cultura. Uma cultura que foi modificada ao longo dos anos.

Gabriela Pimenta disse...

É.Alguns estudiosos defendem que nossa língua deveria se chamar "língua brasileira", pois já tem suas próprias peculiaridades, porém se chama língua portuguesa por uma questão de tradição...

Gabriela Pimenta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.