segunda-feira, 13 de julho de 2009

Resposta para Anna Gabriela - Tempo verbal

Pergunta:
Oi Gabriela! Meu nome é Anna Gabriela e sou aluna do curso p/ MJ no Alub do Venâncio. Acesso bastante o site www.soportugues.com.br e hoje quando fui revisar a matéria de ontem encontrei a seguinte frase: "Ele estudou as lições ontem à noite" como exemplo de Pretérito Imperfeito. Está certo? Na frase, indica que ele concluiu a ação de estudar, mas Pretérito Imperfeito é exatamente o contrário,não é? Uma ação que não foi concluída.Por favor, me responda assim que puder.Obrigada!=]

Resposta:
Oi Anna, você está certa, na frase "Ele estudou..." tem-se pretérito perfeito. O pretérito imperfeito para o verbo estudar é "Ele estudava..."

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa Tarde Professora!!
na frase
POR FAVOR COLABOREM. MANTENHAM A COPA LIMPA. O VERBO MANTER FICA MANTENHAM OU MANTENHA.
OBRIGADA
PATRICIA - ALUB MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO VENANCIO

Profª Gabriela Pimenta disse...

Olá, Patrícia,

O verbo fica no plural mesmo (mantenham), porque o primeiro verbo está no plural "colaborem", então quer dizer que o sujeito desse verbo, que está conjugado no imperativo afirmativo, é "vocês"

Aproveitando o comentário, eu vou ficar fora por uns três dias então semana que vem eu volto a postar.
Abraços